quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DOPING NO ESPORTE



A Confederação Brasileira de Atletismo, CBAt, anunciou em agosto que cinco atletas acusaram o uso de substâncias proibidas. Bruno Lins Tenório de Barros (200m), Jorge Célio da Rocha Sena (200m e 4x100m), Josiane da Silva Tito (400 metros), Luciana França (400m com barreiras) e Lucimara Silvestre (heptatlo) foram pegos em um teste surpresa realizado em 15 de junho. Os atletas estavam na Alemanha, onde ocorreu o Mundial de Atletismo, e voltaram ao Brasil junto com seus respectivos treinadores para aguardar o resultado da contraprova e estruturarem suas defesas.

Esse é o ponto de partida do Participação Popular que vai ao ar nesta quarta-feira (16) às 21h30 na TV Câmara - depois o programa será reexibido em diversos horários e estará disponível para download no site da emissora.

Doping no esporte não é coisa nova. Há registros de que já acontecia na Grécia antiga, quando os atletas comiam cogumelos para ter desempenho melhor nos esportes. E há quem diga que hoje a tecnologia avançada permite doping genético, muito difícil de ser detectado pelos exames. Como é o trabalho das federações e do Comitê Olímpico Brasileiro no que diz respeito ao doping? Segundo os convidados do programa, hoje são avaliados atletas de apenas 29 modalidades esportivas, mas existem mais de 70 esportes que são praticados pelo Brasil afora. Seria necessário uma política nacional antidoping?

Participam deste programa deputado Gilmar Machado (PT - MG), dep. Eugênio Rabelo (PP/CE; Alexandre Pagnani, da ABECD - Associação Brasileira de Estudos e Combate ao Doping -; Carmen de Oliveira, presidente da Federação de Atletismo do DF;
Renato André Silva, especialista em fisiologista do exercício e
Prof. Alexandre Veli Nunes, da Comissão Nacional de Combate ao Doping do Ministério do Esporte. Depois dêem sua opinião sobre o programa aqui no blog ou nos escreva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.