segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

RAUL PRA DESCONTRAIR

FOTO-FLICKR
Neste ano começamos a fazer algumas mudanças no Participação Popular para torná-lo mais dinâmico, mais leve. Essa é uma preocupação constante, não é porque estamos numa tv que cobre a Câmara dos Deputados que temos de ser quadrados, sérios o tempo todo. É assim no Câmara Ligada, programa voltado para os jovens, e também no Participação, que é sério sem querer ser careta. Será que estamos acertando? Uma das medidas foi colocar uma música no final do programa que resumisse o assunto do dia. A escolha da música passou a ser um momento de diversão aqui na equipe de produção, todo o mundo dá pitaco. Mas algumas vezes não somos bem compreendidos.

Semana passada ligou o assessor de imprensa da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, da seção do Paraná, para reclamar da música que colocamos no programa sobre cartórios, que foi reprisado. Imagina como é difícil encontrar uma música que trate do mundo dos cartórios! Mas encontramos um clássico do Raul Seixas, Carimbador Maluco. E só nos interessava seu o início:

"Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Plunct Plact Zum
Não vai a lugar nenhum!!
Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar!
Se quiser voar....
Pra Lua: a taxa é alta,
Pro Sol: identidade
Mas já pro seu foguete viajar pelo universo
É preciso meu carimbo dando o sim..."

A gente quis brincar com as atividades típicas dos cartórios, no programa em que discutimos a necessidade de informatização e as taxas cobradas, que, em alguns casos, são altas. Argumentamos com o assessor as razões pelas quais utilizamos a música. Ele compreendeu, mas manteve a reclamação. Não houve intenção de insultar os tabeliões, chamando-os de malucos! Longe disso. Sempre tomamos o cuidado de dar voz a todos os lados na discussão, por isso o programa tem dois deputados, personagens, representantes dos cartórios etc. Tinhamos inclusive um representante da Anoreg, que no dia da gravação, não reclamou da música. Mas democracia é assim. Compreendemos a reclamação, mas não podemos atender ao pedido de não reprisar o programa no futuro. Ele ficou muito bom e está disponível no site da tv: www.tv.camara.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.