quarta-feira, 3 de março de 2010

SEM SENSACIONALISMO


No programa de hoje à noite participam da discussão sobre Erro Médico o deputado e médico, Eleuses Paiva ( DEM SP) e o deputado Celso Russomano ( PP SP), que perdeu a esposa em razão de uma negligência médica.

Ele conta no programa que a esposa deu entrada no hospital com um quadro de infecção, mas não havia médicos disponíveis naquele momento, todos estariam assistindo a um jogo de final do campeonato de vôlei. A mulher acabou falecendo e o deputado, que na época trabalhava como repórter, pegou a câmera e gravou o drama do atendimento.

Para o deputado Eleuses Paiva o erro médico não pode ser tratado com sensacionalismo. Segundo ele, em 2009 foram registradas três mil denúncias de erro médico no Conselho Regional de Medicina de São Paulo. Mas desse total, 93% tinham a ver com o relacionamento paciente- médico e o restante tinha fundamento para processos por erro ou negligência médica, mas só metade foi realmente punido.

2 comentários:

  1. Um dos casos apresentados no programa sobre erro médico (03/03/10), envolve familiar relatando um possível erro em odontologia. Qual o motivo de não haver representação da odontologia no programa ?
    Alexandre Masotti
    Pelotas - RS
    Professor FO-UFPel

    ResponderExcluir
  2. Sr. Alexandre,não houve intenção de discriminar os odontólogos, o convite não foi feito por uma questão de espaço físico no estúdio, suficiente para acomodar mais de cinco pessoas e de tempo - se tivermos mais de cinco convidados não dá para todos falarem com tranquilidade e debaterem o assunto. E apesar do termo "erro médico" ser utilizado em todo o programa, do título às falas dos convidados, ele não se restringe aos casos relacionados a médicos, mas a todos profissionais de saúde, como enfermeiros, nutricionistas, e até dentistas. Segundo o promotor Diaulas Ribeiro, que participa do programa e investiga o triste episódio do rapaz que teve os dentes retirados sem autorização dos pais, todos os que assinam o prontuário são responsáveis diretos pelo dano causado ao paciente.

    Obrigado pela sua mensagem! Estamos abertos a sugestões de temas relacionados à odontologia.

    Atenciosamente,
    Coordenação de Programas
    TV Câmara

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.