quarta-feira, 28 de abril de 2010

Preconceito no mercado de trabalho

Ficou marcada em minha mente uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, apresentada em 2007, que revelou: as categorias tradicionalmente discriminadas, como as mulheres, os negros e os homossexuais, têm sido gradualmente mais bem integradas e bem colocadas nas empresas; mas diferenças ainda existem e novas formas de preconceito estão cada vez mais fortes, especialmente contra os fumantes e os obesos. As várias formas de discriminação no mercado de trabalho, velhas e novas, foram o tema do Participação Popular que gravamos nessa quarta-feira para veiculação no dia 12 de maio. O presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, deputado Alex Canziani, foi ladeado por Antônio Augusto Moraes, presidente do Sindivarejista/DF; por Jacira Silva, jornalista integrante do Movimento Negro Unificado e do Movimento de Mulheres Negras; José Arnaldo Guedes, secretário de trabalho do DF, e Carmen Cavalcanti, psicóloga e sócia-diretora da Rhaiz Soluções em Recursos Humanos.

Confesso que eu esperava um posicionamento mais conservador e corporativo desses participantes do setor empresarial -- afinal, normalmente quem faz exigências curriculares como "foto de corpo inteiro", "boa aparência" ou "não-fumante" não enxerga o próprio preconceito. Mas gostei de ver que a consciência sobre o problema, pelo menos, eles têm. O presidente do Sindivarejista falou sobre os eventos que são dirigidos ao empresariado para tratar do assunto; e a especialista em RH explicou o interessante conceito de que a inclusão de pessoas normalmente discriminadas resulta em mais lucro e mais abrangência para uma empresa. Ainda assim o debate foi muito intenso e caloroso, especialmente com as pungentes colocações da representante dos negros e das mulheres. Eu realmente espero que vocês gostem do programa!

Em tempo: depois da mudança de comando, o blog ficou meio à deriva por umas semanas. Mas a situação já está normalizada e eu, por ser apresentador do programa e mais afeito às cousas computacionais, fiquei designado para manter essa interface de contato. Nós todos do Participação Popular estamos, de verdade, muito interessados em saber o que nossos espectadores internautas têm a dizer, ainda mais nessem eio tão interativo que é a internet. Sugestões de assuntos ou de personagens para o programa são muito bem vindas, comentários sobre os programas também, e espero poder responder os comentários e bate-papos que acontecerem aqui. Estamos combinados?? Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.