sexta-feira, 2 de outubro de 2009

FIES


Recentemente a Câmara aprovou um projeto modificando o FIES, o Programa de Financiamento Estudantil, mas os estudantes não ficaram completamente satisfeitos. Para eles, falta reduzir os juros dos empréstimos atuais. O projeto reduz apenas dos empréstimos contratados depois que esse projeto for aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Lula. Essas dificuldades frustram os sonhos de muitos jovens que um dia querem chegar à universidade.

O Fies atende a aproximadamente 500 mil estudantes, o equivalente a 5% do total de alunos no país, segundo informou a Caixa Econômica Federal. Outros 9% são atendidos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e 86%não estão ligados a nenhum programa. O atual saldo a pagar do Fies é de R$ 5 bilhões, enquanto a inadimplência entre os primeiros contratos - a partir de 1999 - chega a 28%.

Estamos produzindo um Participação Popular para gravar na próxima semana e aceitamos sugestões de convidados e opiniões, perguntas, comentários, para usarmos no programa. Por enquanto, vamos convidar Daniela Pellegrini , líder do Movimento pela Isonomia do FIES, representante da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Educação. Alguma outra sugestão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.