sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SEGURANÇA NO TRABALHO



Acidente de trabalho vai ser o tema do outro programa que será gravado na quarta-feira dia 14.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho cerca de seis mil pessoas morrem por dia em conseqüência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. São 270 milhões de acidentes de trabalho não fatais e 160 milhões de casos novos de doenças profissionais por ano. No Brasil, a estatística também assusta. Os acidentes de trabalho causam cerca de 3 mil mortes por ano. Os dados mais recentes divulgados pela Previdência Social mostram que em 2007 houve um crescimento de 27,5% de acidentes em relação a 2006.Essas ocorrências geram ao governo um gasto de 30 bilhões de reais por ano. No ano que vem entra em vigor a nova metodologia do Fator Acidentário de Prevenção que vai taxar os setores que mais adoecem os trabalhadores no país. Vamos discutir com os deputados e convidados o que será feito para as empresas se adequarem às normas de segurança e quais são as responsabilidades dos trabalhadores.

Para esse programa vamos mostrar propagandas engraçadas que chamam a atenção para a falta de segurança no trabalho e já estamos confirmando os últimos convidados. Depois eu conto.

Vamos gravar também o programa sobre FIES. Já temos perguntas gravadas com estudantes nas ruas e reportagem explicando como funciona e quem tem direito ao financiamento. Infelizmente, a Caixa Econômica Federal disse que não vai mandar ninguém. Uma pena, queríamos saber porque o banco, que é público, não pode aliviar os juros para os jovens que estão começando na vida profissional. Os próximos contratos já terão juros reduzidos, pelo projeto aprovado na Câmara. Por outro lado teremos o Ministério da Educação que vai mandar o representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Antonio Correa Neto. Teremos também Daiane Vaz de Lima, que está com dificuldades para pagar o que deve ao banco; Marcela Rodrigues, da UNE; um advogado, Daniel Petrarca, para dar dicas dos diretos de quem se enrola com tantos juros; e também tem os dois deputados, que já falamos no post anterior: Beto Albuquerque e Paulo Pimenta.

Um comentário:

  1. O Sua excelência o deputado Arnaldo faria , no programa, fez refência a projeto de sua lavra que dá abrigo ao funcionário público em atividade especial.
    Cabe lembrar que sendo o Brasil signatário das
    convenções da OIT e a Constituição federal de 88 em seu artigo 7º.XXII impõe a redução dos riscosinerentes ao trabalho.. sem discriminar se é estatutário ou não .Faria melhor o Sr. Deputado se fizesse um projeto de lei que atendesse plenamenteà nossa Constituição alterando o artigo 4.1 da NR nº 04 retirando ..que possuam empregados regidos pela CLT...
    No aguardo de uma resposta do eminentíssimo Deputado federal.
    Atenciosamente
    Rodrigues
    TST

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.